
Uma das maiores preocupações de quem vai comprar um carro usado são as possíveis adulterações na quilometragem. Muitas vezes, algumas pessoas com objetivo de facilitar a venda de um automóvel usado, optam por adulterar o marcador de quilometragem para baixo, diminuindo a rodagem do veículo.
A prática de adulteração da quilometragem é considerada crime no Brasil e está longe de ser classificada como um jeitinho. O objetivo deste artigo é passar algumas dicas de como identificar essa prática. Acompanhe esse post até o final e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Não seja enganado, siga essas dicas!
Pode até ser muito difícil de detectar uma adulteração do hodômetro, a parte do velocímetro usada para contabilizar a quilometragem total do veículo, porém, não é impossível. Como vimos acima, essa é uma prática criminosa muito comum, por isso, ao comprar um carro usado é necessário estar ligado a algumas particularidades. Siga as dicas abaixo e não seja enganado.
Solicite ao proprietário do veículo os documentos e o manual
Verifique o ano de fabricação do veículo. Analise as peças do painel se há a data de fabricação destas, comparando com o ano de fabricação. Averigue as peças do motor, volante, pedais, por data e por marcação de fábrica. Investigue a data de fabricação de todas as peças do veículo, porém, foque no painel frontal para encontrar qualquer modificação estranha.
Verifique as anotações e carimbos das revisões do veículo
Faça uma comparação entre a quilometragem que aponta no painel com a quilometragem indicada nos registros de manutenção ou inspeção do veículo. Além disso, averigue os adesivos de troca de óleo e manutenção em janelas ou portas, no porta-luvas ou sob o capô que são incompatíveis com a quilometragem indicada no painel. Se o sistema de ar-condicionado foi trocado, deve haver um registro com data e quilometragem em alguns cabos do sistema.
Examine os pneus
Imagine que o hodômetro do seu veículo está marcando 20.000 ou menos, ele ainda deve ter os pneus originais. Novos pneus são incompatíveis por marca, tamanho ou tipo. Verifique isto para questionar o dono do automóvel a respeito dessas informações.
Analise o desgaste do veículo
É necessário analisar alguns itens do veículo, em especial, os pedais de aceleração, freio e de embreagem, batentes de portas, borrachas e tapetes de chão para confirmar que parecem consistentes e que são realmente originais do carro ou apropriados para a quilometragem indicada no odômetro.
Acesse o Detran para informações
Pesquise na internet a respeito de informações sobre o veículo, verifique possíveis multas, se o veículo já sofreu danos, entre outras informações. Multas de velocidade são consideradas sinais de que o automóvel pode ter sofrido alterações, principalmente se foram em outro estado e o veículo aparentar ter menos idade do que sua quilometragem.
Inspecione o veículo
Para ficar totalmente despreocupado, solicite para um mecânico da sua confiança inspecionar o veículo. Como parte dessa inspeção, ele deve procurar sinais de adulteração, incluindo a utilização de um scanner profissional no computador central do carro para analisar possíveis inconsistências entre o odômetro e os dados armazenados.
Quilometragem não significa que o carro está inteiro e bem cuidado. O que importa é analisar se o carro está bem revisado, em bom estado de conservação, se o sistema de arrefecimento não apresenta problemas, se o antigo dono fazia as revisões e troca de óleo regularmente, não apresenta o motor alterado, não apresenta vazamentos.
Dirigir com o carro regularizado também é sinônimo de estar despreocupado, porém, caso aconteça um imprevisto se o automóvel não estiver bem protegido é sinal de que problemas estão por vir. É nessas situações que a Sempre Supra aparece e te fornece todo auxílio necessário em diversas situações. Oferecemos a proteção veicular mais completa do Brasil, além de contar com um vasto clube de benefícios que possibilita a utilização de mais de vinte mil vantagens.
Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco por telefone ou mande uma mensagem, estamos prontos para te atender e sanar qualquer dúvida. Telefone: (21) 3400-1050
E se você ainda não é associado, não perca tempo, faça sua cotação agora mesmo: https://bit.ly/3DMI6bJ
E aí, gostou das dicas que apresentamos nesse artigo? Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos fiquem atentos a essas sugestões.