Reconhecer o momento correto para trocar os pneus do carro é uma tarefa importante. Eles são um dos itens mais importantes do carro, mas só costumam ser lembrados quando já estão causando problemas.
Alguns motoristas não sabem trocar os pneus, outros não têm certeza sequer de quando devem substituí-los. Não é uma das tarefas mais agradáveis dentre a extensa lista de ações de manutenção de um veículo e de nem de longe está entre as mais fáceis.
Quando devo trocar os pneus?
Você pode pensar: “Quando estão carecas”. E isso não está totalmente certo, afinal, antes mesmo de ficarem excessivamente gastos, os pneus podem dar sinais de que devem ser trocados.
TWI
Todo pneu tem sua barra de indicador de desgaste (TWI) que são pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. É o que facilita saber a hora de fazer a troca.
Quando a altura da banda de borracha chegar na barra TWI, significa que está na hora de trocar o pneu. O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.
Preciso trocar os pneus. E agora?
Siga as instruções do manual: na lateral de todos os pneus, em letras pequenas, é possível identificar a marca, o modelo, as medidas e se o pneu é radial ou diagonal. Siga essas especificações rigorosamente.
Avalie a região onde se dirige: se o clima da sua cidade é predominantemente seco, pode optar por modelos com aberturas menores para escoamento de água. Se você vive em uma cidade onde chove frequentemente, deve utilizar pneus com sulcos e nervuras que garantem mais estabilidade em pista molhada, por exemplo.
Leve em consideração a carga máxima: Se o seu veículo suporta até 500 kg, nunca compre pneus que suportem até 250kg, por mais atrativo que seja o preço. Preste muita atenção a esse item e não economize.
O fato mais importante na hora de escolher um pneu novo é saber as medidas dele. Largura, altura, série, o aro e o índice de carga e símbolo de velocidade. Se você tiver o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter as informações necessárias.
Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais, pois é lá que constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o tipo, radial ou diagonal, e o número seguinte trata-se do aro da roda.
A lateral do pneu também traz a informação de sua data de fabricação e não de validade.
Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos possam saber quando for a hora certa de trocar os pneus de seus carros.