Conheça os tipos de farol automotivo

Os faróis são considerados um dos itens mais importantes do automóvel. Ele garante a iluminação da estrada além de facilitar a visibilidade do motorista e também garante que o veículo seja visto por pedestres, ciclistas e outros condutores.

Existem alguns tipos de farol e este artigo tem como objetivo listá-los para elucidar o leitor sobre todos os tipos existentes e que podem ser utilizados. Acompanhe esse post até o final e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. 

Tipos de farol automotivo

Farol alto

O farol alto como indica o nome é o mais forte do carro, utilizado em situações onde não há nenhuma iluminação pública. Utiliza-se uma lâmpada mais potente, com um feixe de luz com alcance aumentado. 

Não deve ser utilizado na presença de outros condutores, pode ofuscar a visão.

Farol baixo

Esse é o farol mais indicado para se utilizar no dia a dia da cidade, já que ajuda na visibilidade da rua sem dificultar a visão dos outros motoristas. 

Farolete

O Farolete é o tipo de farol mais utilizado durante o dia. Costuma ser usado para delimitar posição.

Farol de neblina

Este farol é um item à parte das outras luzes. Normalmente são instalados de 20 a 30 centímetros acima do solo e direcionados levemente para o solo. O objetivo desse farol é iluminar a via para o motorista, e não os outros automóveis, pedestres, bicicletas ou obstáculos. Este item foi idealizado para o uso em casos de neblina e baixa visibilidade, tornando-se ilegal quando não houver necessidade. 

Farol de milha

Os faróis de milha são mais intensos que os de neblina, ficam posicionados em linha reta e a uma altura semelhante a dos faroletes, por isso, podem dificultar, e muito, a visão de outros condutores que estejam vindo na direção oposta.

O uso do farol veicular de milha é indicado para locais com pouca ou nenhuma visualização, como estradas de terra e trilhas. Por serem extremamente potentes, são off-road, ou seja, não utilizáveis em perímetro urbano ou locais que possam ter outros carros.

Farol Xênon

A maioria dos faróis veiculares utilizam lâmpadas que emitem luz de um filamento bem no centro do bulbo. Já o farol de xênon utiliza um gás nobre, o xenônio, que é ativado por uma descarga elétrica, podendo alcançar distância até três vezes maior que a de lâmpadas convencionais (halógenas) com menos gasto energético.

Por serem usados de forma irregular por alguns motoristas, acabaram recebendo algumas restrições de uso no Brasil. Isso precisou ocorrer devido à intensidade da luz, que bloqueava a visão de outros condutores, aumentando muito os riscos de acidentes.

Há faróis proibidos no Brasil?

A Resolução 692, de 1988, publicada pelo Contran, traz regras para o uso de faróis veiculares, que devem ter de 40W a 60W de potência em um sistema elétrico de 12 volts. Já em carros com sistema de 24 volts, o limite de potência é de até 75W.

Com relação à intensidade de cor, a medida é feita em Kelvin, que pode variar entre 2.800 e 3.000 Kelvins em lâmpadas tradicionais halógenas, e até 4.200 K na Super Branca. Isso significa que, exceto por essas intensidades de cor, nenhuma outra pode ser usada em faróis veiculares.

É sempre recomendável consultar as leis de trânsito, mas o que se sabe, até o momento, é que, a partir de 2022, será totalmente proibida a instalação de faróis de xênon (ou LED) em automóvel que sair da fábrica com lâmpadas halógenas. Ou seja, a alteração não poderá ser feita, nem mesmo nos pequenos filamentos que iluminam a placa.

Os faróis dos veículos são itens de suma importância, pois sem eles torna-se quase impossível dirigir durante a noite e em rodovias onde não existe iluminação. Vimos no decorrer do texto que existem alguns tipos e métodos corretos de utilização dos faróis, é imprescindível estar dentro das leis de trânsito, para evitar possíveis autuações. É válido lembrar que transitar em vias públicas na cidade ou estrada durante a noite com o farol desligado ou queimado é passível de multa. Então em casos de quebra ou mau funcionamento do farol é indicado realizar a troca o mais rápido possível. 

Aqui na Sempre Supra um dos nossos produtos adicionais mais requisitados é justamente a proteção de vidro, que garante ao associado o reparo ou troca dos vidros laterais, traseiros, para-brisa, faróis, lanternas e retrovisores. Sendo assim, caso aconteça algum evento, entre em contato conosco pelo telefone: 3040-1050

E se você ainda não é associado, não perca tempo, faça sua cotação agora mesmo: https://bit.ly/3DMI6bJ

E aí, gostou das dicas que apresentamos nesse artigo? Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos fiquem atentos a essas sugestões.