O estresse no trânsito impacta diretamente na qualidade de vida dos motoristas e pode causar brigas e acidentes, por isso é fundamental saber aliviar esses efeitos durante a condução do seu veículo.
De acordo com um estudo realizado pela International Stress Management Association (Isma – Brasil), nosso país lidera o segundo lugar no ranking dos dez países com mais pessoas afetadas pelo estresse no mundo.
Nesse artigo, te damos 5 dicas de como aliviar todo esse estresse e impedir que isso se torne um problema maior.
O estresse deve ser levado a sério
O estresse é algo para ser levado muito a sério, em estado prolongado pode levar a casos de infarto, pois a tensão pode fazer com que o corpo libere substâncias no sangue capazes de alterar o ritmo do coração.
Segundo Dirceu Rodrigues Alves Junior, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional na Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), entre 13 e 17% dos motoristas brasileiros têm algum distúrbio comportamental no trânsito, e o estresse é um fator que acaba desencadeando esses problemas.
Como evitar o estresse no trânsito
Existem métodos simples para aliviar o estresse no trânsito e manter a sua saúde mental durante a condução do seu veículo. Confira agora as nossas dicas:
Nunca saia para um compromisso em cima da hora
Acorde mais cedo, não conte com imprevistos.
Se o seu compromisso for em um horário de maior tráfego, opte por outra rota, mesmo que seja mais longa. Conte com a ajuda dos aplicativos de trânsito.
Escute músicas enquanto estiver dirigindo
Cantar é uma ótima forma de aliviar o estresse, escolha sua playlist preferida e simplesmente cante.
Evite rádios de noticiário, pois determinados acontecimentos podem aumentar o seu nível de estresse.
Mantenha a postura correta durante a direção
A parte de baixo da coluna deve ser mantida totalmente encostada no banco e a cabeça não pode estar à frente do tronco. Deixe sempre o banco do seu veículo em uma posição em torno dos 100º.
Aproveite o tempo parado para se alongar
Estique o corpo através de um alongamento e alivie a tensão dos músculos para prevenir possíveis dores no pescoço e na cabeça.
Inspire e respire calmamente durante o alongamento.
Tenha algo sempre para comer e beber no carro
Passar sede e fome no trânsito aumenta ainda mais o estado de estresse, portanto, tenha sempre água e algo leve para beliscar.
Não esqueça também de estar sempre vestido confortavelmente durante a condução do seu veículo, pois qualquer influência negativa sobre o seu corpo pode agravar a tensão.
Siga as nossas dicas e evite o estresse no trânsito.
Motorista protegido é o motorista que se cuida.
Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam nossas dicas para aliviar o estresse no trânsito.