Uma das perguntas que mais recebemos por aqui é se nós somos uma cooperativa de veículos. E a resposta é simples: não, não somos!
E nesse artigo queremos explicar, de forma clara e objetiva, a diferença entre uma associação de proteção veicular e uma cooperativa.
Muitas pessoas se confundem e, até mesmo, acham que é a mesma coisa e, por isso, nós vamos mostrar que há diferenças. Continue lendo para entender.
O que é uma Cooperativa de Veículos?
De acordo com o Sebrae: “Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.” que, nesse caso, é a proteção do veículo.
É necessário ter, no mínimo, 20 pessoas físicas ou jurídicas para criar uma cooperativa. Pessoas que compartilham do mesmo objetivo e da mesma necessidade e que, voluntariamente, unem-se para cooperar uns com os outros.
No caso das cooperativas de seguro, os cooperados dividem os riscos entre si e pagam uma taxa mensal para terem uma indenização em caso de sinistros.
Mas, o que muitas pessoas não sabem é que, em uma cooperativa, o seu veículo não tem todos os benefícios e garantias que uma associação de proteção veicular pode oferecer.
Qual é a diferença entre proteção veicular e cooperativa?
Apesar de serem facilmente confundidos, uma associação de proteção veicular e uma cooperativa têm diferenças expressivas. A seguir vamos listar algumas.
Fiscalização
A primeira e mais importante diferença é o fato de as cooperativas não serem regulamentadas por nenhum tipo de órgão fiscalizador. Enquanto que uma associação de proteção veicular, como a Sempre Supra, é fiscalizada pelos órgãos fiscalizadores do setor associativista que são:
- AAAPV – Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais – é a principal entidade representativa do setor associativista a nível nacional.
- FEBERJ – Federação das Entidades de Benefícios do Estado do Rio de Janeiro – é a entidade que fiscaliza as associações do estado do Rio de Janeiro.
Coberturas
As cooperativas oferecem apenas as coberturas básicas contra roubo, furto, colisões e acidentes. As associações de proteção veicular oferecem coberturas completas para que o associado tenha suporte e assistência onde quer que ele esteja.
Coberturas contra roubo, furto, colisões, incêndios, danos a terceiros e fenômenos da natureza. Além de contar com assistência auto 24h completa e, em alguns casos, como o da Sempre Supra, assistência residencial e assistência funeral.
Benefícios
Enquanto nas cooperativas os cooperados não possuem nenhum tipo de benefício, em uma associação de proteção veicular, os associados contam com um vasto clube de benefícios com descontos e condições exclusivas que facilitam a vida e o dia a dia dos associados.
Além disso, aqui na Sempre Supra, os associados podem optar por completarem seus planos de proteção com alguns produtos adicionais como por exemplo proteção para os vidros, proteção para o Kit GNV, entre outros.
O que vale mais a pena?
Essa é uma pergunta pessoal e, para respondê-la, você deve levar em consideração o que é mais importante para você.
Se você é uma pessoa mais prática e só quer coberturas básicas por um preço acessível, talvez fazer parte de uma cooperativa seja o ideal para você.
Mas, caso você seja uma pessoa que gosta de se prevenir, está buscando coberturas completas para o seu veículo e quer ter acesso a um clube de benefícios exclusivo, então fazer parte de uma associação de proteção veicular é a melhor opção.
E quando se fala em proteção veicular, a melhor opção é a Sempre Supra. Estamos há 7 anos no mercado, somos fiscalizados pela AAAPV e FEBERJ e temos tantos benefícios que só sendo um associado para saber.
Entre em contato conosco e faça uma cotação com a gente.