Lavar o carro parece uma tarefa simples, mas se você não tiver os cuidados certos na hora da limpeza pode acabar causando algum desgaste no veículo, que pode trazer prejuízos no futuro.
A limpeza do carro não é só uma questão estética, é também questão de higiene e cuidado. Por exemplo, a lavagem frequente do veículo contribui com a valorização dele, resultando em uma lataria inteira e com a pintura em dia. E esse é um dos fatores que ajudam se você precisar vender o seu carro algum dia.
Para lavar o seu carro corretamente, o ideal é seguir alguns passos que vão garantir um ótimo resultado e ainda vai fazer você economizar, não sendo necessária a ida várias vezes a um lava-jato.
Primeiramente, você deve reservar um tempo para realizar a limpeza. Afinal, para lavar o seu carro corretamente você precisa ter atenção para não danificar o veículo. Antes de iniciar, verifique se há partículas de areia, pois se você começar esfregando o carro com esponja e houver algum resíduo, a lataria pode ficar arranhada.
Atenção aos produtos para lavar!
É muito comum fazer a lavagem com sabão em pó, mas ele pode acabar prejudicando a pintura e manchar o seu carro. Por isso, a melhor opção é escolher produtos específicos para veículos. Caso não consiga investir nesses produtos, escolha usar o sabão neutro.
Siga uma ordem de limpeza
Opte por iniciar a limpeza pelo interior do veículo. Dessa forma, se a sujeira for para o lado de fora não haverá problema, pois você ainda irá limpar a lataria. Além disso, quando você for começar a parte exterior, procure começar pela parte de cima para que o produto escorra sobre as outras partes do carro, assim o seu carro será enxaguado mais rapidamente.
Limpeza interior e inferior
Retire os tapetes e use o aspirador de pó para tirar o excesso de sujeira. Em seguida, enxague os tapetes e já os deixe secando para você ganhar tempo. Já nas outras partes internas, utilize um pano macio e úmido para retirar todas a sujeira do painel e volante para que ele não seja arranhado. E não esqueça do porta-malas! Geralmente é a parte interna que mais carrega sujeira. Portanto, aspire bem e frequentemente, não só quando você for lavar o carro inteiro.
Lavagem da lataria
Inicie pelo teto e depois capo e portas. Conforme for ensaboando, já enxague em seguida. Dessa forma, você evita que o seu carro fique com alguma mancha, e ainda evita que você perca tempo limpando duas vezes o mesmo local.
Lavagem do motor
O motor precisa de atenção! E só é recomendado que faça a limpeza uma vez por ano ou no máximo duas. Assim, você evita que ele acumule ferrugem. Além disso, na lavagem é imprescindível que o motor esteja frio.
Não esqueça de isolar partes sensíveis e fazer movimentos suaves. Tenha cautela e limpe com muita atenção. Se você preferir, leve a um especialista de sua confiança. Como o motor é sensível, é a melhor forma de fazer a limpeza sem que gere algum problema futuramente.
Gostou das informações? Compartilhe com os seus amigos para que eles também descubram essas dicas de lavagem.
Não deixe de conhecer os nossos benefícios clicando aqui.
E faça uma cotação gratuita aqui no nosso site.
Ou ligue para: (21) 3400-1050 / 0800 917 0007. Sempre Supra, sempre junto!