Você sabia que carros que estão com o volante gasto, esfarelando e desbotado são mais difíceis para vender ou comprar, além de deixar uma imagem de desleixo? Por ser a primeira peça que o comprador olhará quando entrar no veículo, é necessário ter um cuidado especial com o volante para não ter problemas no futuro.
A exposição ao sol e a umidade que fica no volante devido ao suor, por exemplo, contribuem bastante para esse desgaste. Então, procure observar constantemente o estado dele antes de fechar negócio ou dê um upgrade na peça em caso de estar se sentindo incomodado com a aparência que ela apresente. Para preservá-lo e deixá-lo sempre com cara de novo, além de evitar a proliferação de fungos e bactérias, procure limpar o volante com água e sabão neutro, evite também entrar no carro apoiando-se nele e fuja de intensas exposições ao sol.
Uma das escolhas mais comuns para dar uma repaginada no volante do carro é encapá-lo, porém, esta ação muitas vezes pode sugerir que o dono do veículo queira esconder algo embaixo da capa, deixando o possível cliente com uma pulga atrás da orelha. Mesmo que a capa de revestimento seja de ótima qualidade, o volante não ficará com aspecto de original.
Outra opção que também é cogitada pelos motoristas é comprar um volante de fábrica para o veículo, mas essa pode ser uma alternativa mais cara, então você deve se preparar financeiramente para esta troca.
Existe ainda uma terceira possibilidade para quem está procurando um jeito de deixar a peça de direção com cara de nova: a restauração com espuma injetada. O volante é deixado somente na estrutura original da montadora antes que o processo seja realizado com um molde. Com o novo revestimento feito, demora em torno de 3 horas para finalizar o conserto.
Seja qual for a melhor opção para você, sempre dê preferência para a prevenção e procure tomar os cuidados necessários para preservar o volante. Assim, no futuro, você dificilmente precisará desembolsar um dinheiro para realizar o reparo.