Você conhece os riscos de ultrapassar a rotação máxima do motor de um veículo?

Os motoristas de veículos com câmbio manual devem tomar muito cuidado para evitar ultrapassar a rotação máxima do motor, pois os impactos deste hábito podem causar grandes prejuízos para o carro e o bolso.
Forçar o veículo até a rotação máxima é completamente prejudicial para o bom funcionamento do mesmo e um enorme risco para o motor.

Quando o limite de rotação máxima é superado, o motor do veículo pode simplesmente estourar e os gastos financeiros com isso são tão grandes quanto o problema.
Se o condutor diminui da quinta para a segunda marcha, dependendo da velocidade do veículo, a rotação subirá muito além do limite permitido.

Como evitar ultrapassar a rotação máxima do motor?
Para evitar ultrapassar o limite de rotação do motor é preciso não realizar trocas inadequadas das marchas e observar sempre o conta giros.
Ao arrancar com o seu carro, evite permanecer por muito tempo na primeira marcha, assim que alcançar 20 km você já pode efetuar a troca para a segunda. Depois, mantenha a segunda por 30 ou 35 km, troque para a terceira e continue nela até no máximo 45 ou 50 km. Na quarta marcha chegue a 60 km, se for manter essa velocidade por determinado tempo, mude para a quinta. Em estradas em que a velocidade limite seja de 120 km, por exemplo, acelere em terceira até 60 km, depois na quarta alcance 90 km e na quinta chegue nos 120 km.
Fique de olho no conta giros e não permita que o ponteiro atinja a faixa vermelha.

E os carros mais novos?
Os modelos de carros mais modernos que possuem motores com injeção eletrônica dispõem de “corte de giro”. Esta função faz com que o módulo do motor corte o fornecimento de combustível, a ignição, ou as duas medidas, para manter segura a quantidade de giros.

Siga as nossas dicas e mantenha o bom desempenho do seu carro e a sua segurança.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos saibam como evitar ultrapassar a rotação máxima do motor.