5 dicas para te ajudar na redução do consumo de combustível

Algumas medidas comportamentais podem ser essenciais para te ajudar a reduzir o consumo de combustível e economizar financeiramente.
Para os moradores do Rio de Janeiro, algumas mudanças no estilo de direção são fundamentais, pois o estado tem historicamente uma das gasolinas mais caras do Brasil.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em setembro de 2018, o preço médio da gasolina no Rio de Janeiro registrou R$ 4,999 e perdeu apenas para o Acre, que ficou com a média de R$ 5,129, pelo litro do combustível.
Com os preços completamente instáveis, é preciso tomar certas atitudes para economizar no combustível do veículo e no seu bolso. Confira as nossas dicas:

1-Nunca deixe de realizar as manutenções periódicas
Apesar de ser uma recomendação óbvia e recorrente, muitos motoristas adiam a manutenção periódica do veículo e a consequência disso pode impactar diretamente no consumo excessivo de combustível.
O desgaste e deterioração natural das peças representam um diagnóstico de problemas de funcionamento, risco de segurança e perda de combustível.
Realize uma avaliação com o seu mecânico de confiança e solicite a utilização de um scanner automotivo.

2-Evite acelerações e freadas bruscas
Acelerações e freadas bruscas provocam uma força de resposta mais rápida no motor do veículo. Esse hábito pode fazer com que a injeção eletrônica leve frequentemente mais combustível do que o necessário para o motor.
Mantenha sempre uma distância segura do veículo da frente para que, se necessário, você possa diminuir aos poucos a aceleração do seu carro.

3-Evite o excesso de peso
O excesso de peso exige uma aceleração maior para que o veículo se movimente e isso reflete em um maior consumo de combustível.
Consulte o manual do fabricante e verifique o limite máximo de peso permitido para o modelo do seu veículo.

4-Evite trocas desnecessárias das marchas
As marchas são componentes do sistema de transmissão e são responsáveis por levar a força do motor para as rodas do automóvel.
Cada modelo de veículo exige uma marcha específica de acordo com a velocidade submetida.
Observe sempre como o motor responde à exigência de aceleração em relação ao peso conduzido. Se a resposta for lenta, mude para a marcha adequada. Dessa forma, você evita o consumo desnecessário do combustível.

5-Jamais conduza o veículo em ponto morto
A condução do automóvel com a marcha em ponto morto faz com que o motor gire em rotação baixa, enquanto o veículo trafega em uma velocidade maior. Essa prática aumenta o consumo de combustível.
Em descidas e desacelerações, o sistema de injeção eletrônica reconhece o giro do motor de acordo com a velocidade das rodas e já reduz o consumo de combustível.

Agora que você conheceu as nossas dicas, pratique-as.
Economize o combustível do seu veículo e o seu bolso agradecerá.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos possam conhecer as nossas dicas sobre como economizar combustível.