O descarte incorreto do óleo lubrificante é extremamente prejudicial para o meio ambiente, por isso é fundamental o recolhimento deste resíduo com segurança para evitar impactos negativos.
Os óleos lubrificantes são os responsáveis por lubrificar e evitar o atrito entre as peças de metal do motor de um veículo ou equipamento.
O uso deste produto proporciona uma melhor performance em altas e baixas temperaturas de uso.
O óleo lubrificante pode ser sintético, semissintético ou mineral. No entanto, todos contêm o óleo básico como matéria prima (que representa de 80 a 90% do volume total).
O óleo lubrificante usado pode ser reutilizado, pois 80% do óleo básico é mantido mesmo depois da utilização do produto.
Os órgãos ambientais Conselho Nacional do Ambiente (CONAMA) e o Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com as organizações reguladoras do petróleo Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Ministério de Minas e Energia, determinaram que o descarte dos resíduos dos óleos lubrificantes usados ou contaminados sejam realizados através do processo de “rerrefino”. O que além de não gerar impactos negativos no meio ambiente também é interessante aos produtores, pois evita todo o processo de extração a partir do petróleo e sua consequente importação, diminuindo custos.
Para que os óleos lubrificantes tenham o descarte adequado e não contamine o meio ambiente é necessário devolver o produto usado ao seu revendedor ou diretamente para um coletor autorizado pela ANP.
Todos os donos de veículos motorizados seja ele qual for e de equipamentos que seja preciso da utilização de óleos lubrificantes (gerador, trator, motor estacionário, etc) têm a obrigação de optar por um serviço de troca que cumpra com a legislação ambiental.
Mesmo a menor das quantidades de óleos lubrificantes descartada indevidamente é o suficiente para gerar grandes problemas ambientais.
Crimes ambientais podem gerar multas e até mesmo prisão.
Você também é responsável pelo meio ambiente!
Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos também possam saber como descartar corretamente os óleos lubrificantes.