
Um acidente de trânsito é um imprevisto que ninguém quer passar, não é mesmo? Além dos riscos fatais, também têm os prejuízos financeiros que uma colisão pode causar. E a maioria das pessoas não está preparada para esse tipo de imprevisto.
Mas existem algumas atitudes simples que os motoristas podem tomar que ajudam a reduzir, significativamente, o risco de colisões e acidentes de trânsito.
Nesse artigo trouxemos cinco dicas para te ajudar a se prevenir e proteger você e o seu veículo.
Mantenha a distância segura do veículo da frente
Você sabia que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é infração grave não guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais?
Mas, apesar de ser considerada uma infração, o CTB não é claro em relação à distância ideal que deve ser respeitada. Por isso, o que vale nesse momento é o bom senso do motorista.
Especialistas afirmam que, se o carro estiver a 60 km/h, a distância ideal deve equivaler a três veículos. A dica de ouro é: quanto mais alta a velocidade, maior deve ser a distância.
Use corretamente as setas e o pisca-alerta
Essa dica parece óbvia, mas são simples atitudes que muitos motoristas não têm e que podem provocar acidentes de trânsito graves.
Sempre que for fazer uma curva, mudar de faixa ou qualquer sinalização, ligue a seta correspondente antes para avisar os outros motoristas da sua próxima ação. Essa simples atitude, que por sinal é obrigatória, ajuda a evitar possíveis colisões com carros que estejam vindo atrás.
O pisca-alerta deve ser utilizado com prudência e nos momentos necessários. Muitos motoristas utilizam com a intenção de amenizar infrações de trânsito como, por exemplo, parar em locais proibidos. Essa prática pode causar acidentes de trânsito também.
Controle a velocidade e respeite o limite de cada via
A velocidade alta é uma das causas mais comuns de acidentes de trânsito, principalmente colisões. Além disso, dirigir acima da velocidade permitida é infração grave que gera uma multa de R$ 195,23 e mais 5 pontos na carteira de motorista.
Cada via tem um limite de velocidade que foi implantado justamente para prevenir acidentes de trânsito. O CTB instituiu alguns parâmetros que devem ser seguidos quando não há sinalização. Dentro da cidade, ela pode ser de:
- 80 km/h nas vias rápidas;
- 60 km/h nas faixas arteriais,
- 40 km/h nas coletoras;
- 30 km/h nas vias locais.
Já nas estradas que ligam municípios e Estados há outros limites:
- 110 km/h para automóveis, caminhonetes e motocicletas;
- 90 km/h para ônibus e micro-ônibus;
- 60 km/h para os demais veículos.
Na hora de dirigir, mantenha sua atenção no trânsito
Dirigir com confiança é fundamental. Dirigir com excesso de confiança é perigoso e pode ser a causa de diversos acidentes de trânsito.
Quando estiver conduzindo um veículo, mantenha sua atenção total a essa atividade. Não use o celular, não se distraia com outros fatores que podem tirar o seu foco na atividade que se propôs a fazer.
Você sabia que 90% dos acidentes são causados por falha humana? Ou seja, a falta de atenção na hora de dirigir é a maior causa de acidentes de trânsito. Redobre a sua atenção e cuidado. Você é o principal responsável pela sua segurança!
Faça uma Proteção Veicular
Mesmo com todos os cuidados, você ainda corre o risco de sofrer uma colisão, seja por uma falta de atenção da sua parte ou imprudência de algum terceiro. Por isso, nessas horas, uma proteção veicular se torna essencial.
Com a Sempre Supra você tem tudo o que precisa para dirigir sem preocupação, porque nós queremos que a sua experiência seja mais tranquila e confortável.
Com essas dicas você consegue se prevenir, além de evitar colisões no seu veículo e prejuízo para o seu bolso.
Gostou? Então continue nos acompanhando no Instagram, Facebook e Linkedin para ficar por dentro das novidades e de tudo que podemos oferecer.