Qual a diferença entre seguro e Proteção Veicular?

Muitas pessoas ainda têm dificuldade de diferenciar proteção veicular e seguro de carro. Entender as principais diferenças e vantagens de cada modalidade é fundamental para realizar a escolha certa. Separamos as principais perguntas e respostas sobre o tema, leia este texto até o final e nunca mais fique com dúvidas.

Afinal, qual a diferença entre seguro e Proteção Veicular?

 

Qual a diferença entre a proteção veicular e o seguro?

Em primeiro lugar, o seguro auto é ofertado por empresas seguradoras, que fazem parte da iniciativa privada — ou seja, têm interesses econômicos. Já a proteção veicular funciona por meio de associações sem fins lucrativos.

O que ocorre nas associações de proteção veicular é a divisão dos riscos dos veículos entre todos os sócios, enquanto na seguradora, os riscos dos veículos são de responsabilidade da empresa em si.

 

As associações estão dentro da lei?

 

Sim! Entenda:

Estão amparadas pela Constituição Brasileira, artigo 5º, inciso XVII, que assegura ao cidadão o direito de formar associações. Desde que para fins lícitos e para satisfazer as necessidades de um grupo.

Além disso, cada uma dessas modalidades é regulada por um órgão específico. No caso das seguradoras, há o SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) enquanto as associações, tem as que são filiadas à FEBERJ (Federação das Entidades de Benefícios do Estado do Rio de Janeiro) que atua em parceria com AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial), principal entidade representativa do setor, com o objetivo de fiscalizar as associações.

Ademais, algumas associações, como a Sempre Supra, ainda tem o FGRS que é o Fundo Garantidor de Risco Sistêmico, que garante que todo associado seja indenizado mesmo em caso de falência da empresa.

Assim, se você está decidindo entre proteção veicular e seguro auto, confira, abaixo, alguns dos principais pontos em que essas modalidades se diferenciam.

 

Adesão

Enquanto no seguro automotivo, a adesão requer uma série de procedimentos e burocracias:

Primeiro é feita uma cotação considerando os dados tanto do cliente como do veículo. Depois a proposta é efetivada junto à seguradora, se o veículo for 0 km, é apresentada a Nota Fiscal, se for usado e não se tratar de uma renovação, dependerá do veículo para determinar a necessidade de inspeção.

O interessado então deverá pagar uma taxa e assinar o termo de adesão. O pagamento é cobrado na forma de mensalidades, as quais podem variar, a depender do histórico de prejuízo.

Na proteção veicular os contratos são mais simples e a aprovação normalmente ocorre na hora. Assim que o recém associado realiza a vistoria e assina o contrato, já fica protegido. A mensalidade é cobrada apenas no mês seguinte e não há alteração pelo histórico de eventos.

Cobertura

Em geral, a cobertura oferecida pela proteção veicular e os seguros automotivos são semelhantes: roubos, furtos, incêndios, colisões e danos a terceiros. Contudo, enquanto as seguradoras costumam cobrar um valor adicional por serviços importantes como assistência 24 horas e socorro auto (bateria descarregada, troca de pneu, pane seca, chaveiro e reboque), na proteção veicular estes serviços estão inclusos.

O que deve ser avaliado em relação à proteção veicular?

Ok, entendemos que a proteção veicular é mais barata, menos burocrática e tem toda regulamentação necessária para a garantia de segurança. Mas como escolher a proteção ideal?

Bom, a primeira coisa a ser avaliada é a inscrição nos órgãos reguladores. Nem todas as empresas são que nem a Sempre Supra, que, como vimos anteriormente, possui inscrição na FEBERJ, AAAPV e FGRS. E contratar uma empresa não registrada, pode te gerar diversos riscos.

Além disso, é importante ver como está a reputação desta empresa. Mais uma vez usando por exemplo a Sempre Supra, não faltam depoimentos de associados satisfeitos com o serviço, possuímos uma das notas mais altas do mercado em satisfação por atendimento e prazo. Veja aqui alguns dos depoimentos

Outro ponto importante são os benefícios oferecidos, como nosso Clube de Benefícios por exemplo, que garante desconto em diversos estabelecimentos pelo Brasil e até desconto no combustível.

 

Quais os riscos de não proteger seu patrimônio?

Risco de carro desprotegido

Os riscos de não contratar uma proteção veicular são os seguintes:

  • Despesas inesperadas;
  • Ter o carro roubado e/ou avariado;
  • Pagamento de danos a terceiros;
  • Ficar desamparado em caso de pane seca ou elétrica;
  • Lidar com custos com reboques;
  • Não saber qual profissional procurar na hora do sinistro;
  • Perda do seu patrimônio.

Como visto, existem diferenças bastante evidentes entre proteção veicular e seguro. É preciso fazer a melhor escolha na hora de resguardar a integridade do seu automóvel a fim de garantir o amparo necessário e economizar dinheiro diante de imprevistos.

A Sempre Supra é a maior empresa de proteção veicular no mercado, com mais de 9 anos de atuação em todo Brasil. Oferecemos um serviço completo, pois além de proteger o seu carro, contamos com assistência auto 24h, assistência residencial, carro amigo, guincho, chaveiro e um amplo clube de vantagens com diversos descontos em estabelecimento, inclusive no combustível.

Não deixe seu patrimônio correndo riscos, entre em contato agora:

🤳🏼 WhatsApp: (21) 96772-3535

☎️ Ligue: (21) 3400-1050

O que você achou? Siga @‌sempresupra no Instagram para ver mais

 

Conteúdos que podem te interessar: