
É indiscutível que falar sobre GNV ainda gera muitas dúvidas a respeito do assunto. Muito se fala sobre suas vantagens e desvantagens, se estraga ou não o motor do carro, quantas vezes por ano é necessário realizar manutenção e até mesmo sobre preocupações a respeito do abastecimento.
Este artigo tem como objetivo orientar o condutor acerca do tema. Acompanhe esse post até o final e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
O que é gás natural veicular (GNV)?
O GNV é um dos tipos de combustível automotivo, sendo ele o único não líquido, diferenciando-se dos combustíveis tradicionais. O GNV é um combustível potencialmente mais barato para o consumidor final além de trazer menos prejuízo para o meio ambiente.
Esse gás, que chamamos de GNV, é encontrado no subsolo, e sua utilização reduz em 65% a emissão de poluentes. Além disso, ele é mais econômico em comparação com os combustíveis líquidos.
Para utilizar o GNV em seu veículo é necessário realizar uma instalação de um kit que conta com os cilindros e outros equipamentos.
Quais as vantagens e desvantagens do GNV?
Agora que já conhecemos sobre o assunto, é ideal mostrarmos suas vantagens e desvantagens.
Vantagens
- Maior economia
Um dos maiores benefícios para quem deseja instalar um Kit Gnv no seu veículo é a economia de combustível. Em relação a gasolina, o GNV apresenta uma economia de até 50%.
2. Menos poluente
O GNV é um gás que emite cerca de 20% menos dióxido de carbono na atmosfera, o que faz com que ele seja bem menos poluente. Por causa disso, o motorista contribui com o meio ambiente e evita piorar o cenário de mudanças climáticas.
3. IPVA mais barato
Alguns estados do Brasil oferecem descontos no IPVA para os carros que tem o kit GNV instalado. Isso acontece porque o combustível é menos poluente, o que ajuda os estados a cumprirem suas cotas de redução de emissão de CO2. Portanto, além da economia com o combustível, há uma redução tributária significativa também.
Desvantagens
1. Alto custo de instalação
Um serviço bem feito e credenciado pelo Inmetro pode girar ao redor de R$5.000,00 a R$7.000,00 ou até mais.
2. Perda da garantia
A instalação do kit GNV no automóvel gera a perda automática da garantia do veículo. Por isso, caso você tenha algum problema com o carro, não poderá usar os serviços da concessionária para resolvê-lo.
3. Danos mecânicos
Os cabos de velas são os maiores prejudicados pois perdem METADE da sua vida útil (que é normalmente de 30 mil quilômetros). Esse é um gasto extra para motoristas de aplicativos pois acabam tendo de trocar os cabos de vela quase que mensalmente.
O cabeçote do motor também sofre, pois passa a receber maior pressão vinda do GNV. Isso causa fissuras e pode fazer a peça trincar, tendo de trocá-la.
Vale a pena instalar o Kit GNV?
Para saber se realmente vale a pena instalar o Kit é necessário entender a real necessidade.
Agora que você já sabe se para você é interessante ou não instalar, o que não pode se deixar de fazer é proteger o seu kit com a Sempre Supra. Contamos com um produto adicional de proteção de GNV, só assim você terá o seu kit protegido contra roubo e furto.
Para saber mais, entre em contato conosco pelo nosso telefone oficial: (21) 3400-1050.