Ter um carro na garagem pode proporcionar conforto e comodidade, porém, tudo tem um preço e, além do valor do carro, o condutor precisa estar com o veículo regularizado para poder dirigir despreocupado.
Um imposto muito conhecido do motorista brasileiro é o chamado IPVA. Este artigo tem o objetivo de desmistificar possíveis dúvidas que você carrega sobre esse tema. Acompanhe esse post até o final e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
IPVA: O que é?
IPVA é a sigla referente ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, um imposto estadual cobrado anualmente, cuja alíquota varia de estado para estado, de acordo com o valor da Tabela Fipe.
Esse imposto é direcionado para todas as pessoas que possuem veículos automotores, o que significa que não é voltado apenas para carro e moto, englobando aeronaves e embarcações.
O valor arrecadado do IPVA é anual e 50% do valor é destinado ao município onde o automóvel foi licenciado. A outra parte vai para os cofres públicos onde é destinado para algumas áreas como educação e saúde.
Como realizar o pagamento
Após estar com o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) quitado e em mãos, o proprietário do veículo deverá comparecer às agências bancárias credenciadas de cada estado. O CRLV é o documento em que consta o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).
O pagamento também pode ser feito online pelos aplicativos do banco. Em alguns estados, as lotéricas ligadas à Caixa Econômica também realizam o recolhimento.
É possível parcelar o IPVA?
Sim, é possível realizar o pagamento em até 3 parcelas. Porém, para usufruir deste benefício é necessário que a primeira parcela seja recolhida até a data do seu vencimento. Após a data do recolhimento, deverá obrigatoriamente ser efetuada em cota única.
E se houver atraso no pagamento?
Neste caso, são aplicadas multas fracionadas dia a dia, até o limite máximo de 20% e juros de 1% ao mês ou fração.
O comprovante de pagamento do IPVA substitui o documento de licenciamento do veículo?
Não. O Certificado de Licenciamento do Veículo será entregue pelo Detran na ocasião do licenciamento anual, e conterá, dentre outras, as informações sobre o pagamento do IPVA.
Como faço para calcular o IPVA do meu veículo?
A alíquota do IPVA varia de estado para estado, e pode ser de 1% a 6%, de acordo com o valor do veículo estipulado pela Tabela Fipe.
Garantir o pagamento dos impostos referente aos veículos é uma forma de estar legalizado e dentro das normas estipuladas pelas leis de trânsito. Dirigir dentro da lei é contribuir com o bom funcionamento do trânsito, porém, para estar totalmente despreocupado, é necessário estar com o veículo bem protegido. É nesse ponto que a Sempre Supra aparece. Oferecemos a proteção veicular mais completa do Brasil, além de contar com um vasto clube de benefícios que possibilita a utilização de mais de vinte mil vantagens.
Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco por telefone ou mande uma mensagem, estamos prontos para te atender e sanar qualquer dúvida. Telefone:(21) 3400-1050
E se você ainda não é associado, não perca tempo, faça sua cotação agora mesmo: https://bit.ly/3DMI6bJ
E aí, gostou das dicas que apresentamos nesse artigo? Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos fiquem atentos a essas sugestões.