Uma dúvida bastante comum entre os condutores é como identificar a necessidade de trocar os pneus. É difícil afirmar com precisão o tempo de vida útil do pneu e sua quilometragem, é necessário levar em conta alguns fatores: hábitos do motorista, condições da via, clima e os cuidados com o pneu.
Este artigo tem como objetivo instruir o nosso leitor sobre como identificar e a necessidade de realizar a troca dos pneus do seu veículo. Acompanhe esse post até o final e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
O que pode danificar os pneus?
Listamos os principais motivos que causam o desgaste dos pneus. Veja a seguir:
Condições Viárias
Esse é um dos fatores que mais acarreta o desgaste nos pneus e também que foge da alçada do condutor. São alguns exemplos: Buracos, objetos pontiagudos na pista, lombadas de redução de velocidade, entre outros.
Clima
O clima é outro fator muito comum que provoca desgaste, tendo como exemplo: Temperaturas extremas, excesso de chuva, raios solares e ozônio intenso.
Hábitos dos condutores
O motorista cria hábitos conforme dirige, isso quer dizer que o ser humano está condicionado a desenvolver vícios de direção, esse pode ser um fator que gera inúmeras manias que prejudicam a vida útil do pneu, como: excesso de velocidade, arranques rápidos e frenagem de emergência, circulação em vias mal conservadas, não observar alterações no comportamento, ruídos ou vibrações e falta de manutenção preventiva (Alinhamento, cambagem, balanceamento e falta de calibragem).
Uso Indevido
O uso indevido dos pneus pode acarretar em uma vida útil reduzida, são exemplos de mau uso: misturar tipos diferentes de pneu; uso de rodas e tamanho de aros distintos; Instalação de pneus que não possuem índice de capacidade de velocidade e carga ao menos igual ou superior ao índice originalmente especificado pelo fabricante do veículo; uso de estepe de tamanho diferente em velocidade acima dos 80 km/h.
Como vou saber quando trocar os pneus?
Existem alguns sinais que indicam a necessidade de trocar os pneus. Apresentamos algumas das principais evidências para solucionar essa situação. Confira:
Conferir o TWI
O TWI (Tread Wear Indicator) é o indicador localizado na banda de rodagem de todos os pneus, são pequenas barras de borracha entre os sulcos. Quando o desgaste atinge essa marcação, significa que está na hora de trocar os pneus.
Aumento do consumo de combustível
Um outro sinal que pode ser observado é o aumento do consumo de combustível, caso o pneu não esteja com a calibragem correta.
Furo
Quando houver um furo na banda de rodagem com mais de 6 mm de diâmetro, poderá danificar o flanco (lateral do pneu).
Fique atento a sensação que seus pneus dão ao dirigir
Falta de maciez pode indicar desgastes ou danos excessivos, se você perceber vibrações ou outras anomalias ao dirigir, tenha cautela até conseguir sair da pista com segurança e consiga inspecionar o pneu; Caso um pneu esteja danificado, esvazie e substitua pelo estepe. Se você não determinar os danos no pneu e não conseguir identificar o motivo das vibrações, leve o veículo para fazer uma revisão completa.
Como inspecionar meus pneus?
- Verifique a calibragem
O ideal é realizar a calibragem quinzenalmente, é uma ação rápida e que pode evitar problemas.
- Avalie seus pneus para identificar problemas de desgaste e danos
Cheque se há furos ou deformidades no flanco e na banda de rodagem para descobrir se os pneus estão se desgastando por igual. Fique atento a alterações no comportamento ou controle do volante.
Realizar a troca dos pneus regularmente auxilia na prevenção de acidentes e também evita o recebimento de infração, circular com o pneu careca é infração grave prevista no Código Brasileiro de Trânsito.
São vários os tipos de acidentes que podem ser ocasionados por conta dos pneus irregulares. Sem aderência ao asfalto, o pneu careca tende a derrapar com maior constância, além de dificultar a direção por conta das alterações causadas no volante. O trânsito é imprevisível e, às vezes, uma freada brusca que é necessária realizar, o carro perde o controle, o que pode acarretar em um acidente.
Para evitar esse tipo de situação, realize a troca regular dos seus pneus. Porém caso aconteça, a Sempre Supra está preparada para prestar um atendimento de qualidade e personalizado para seu associado. A nossa Assistência 24 horas está amparada e equipada para realizar seu suporte. Prestaremos um serviço de excelência, oferecendo uma simples troca dos pneus ou reboque e até mesmo a borracharia.
Para entrar em contato com a nossa assistência é fácil: 0800 917 0007
E se você ainda não é associado Sempre Supra, não perca tempo, faça sua cotação agora mesmo: https://bit.ly/3DMI6bJ
E aí, gostou das dicas que apresentamos nesse artigo? Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos fiquem atentos a essas sugestões.