
Nos dias chuvosos ou quando a pista está molhada por algum motivo adverso ao tempo, é muito comum ocorrer o fenômeno de Aquaplanagem, que pode ser elucidado como: um evento no qual ao passar por uma camada de água na pista, os pneus perdem o atrito com o asfalto. Quando isso ocorre, o automóvel desliza fazendo com que o condutor perca o controle da direção.
Este artigo tem como objetivo elucidar o nosso leitor a respeito do fenômeno denominado Aquaplanagem, acompanhe esse post até o final e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Fatores recorrentes
Quando ocorre um evento de Aquaplanagem o condutor está sujeito a uma situação de perigo, correndo um risco alto de se envolver em um acidente. Dessa forma, ao dirigir na chuva, a atenção do motorista deve estar redobrada. Devido a essas situações, é de suma importância o automóvel estar protegido por uma associação como a Sempre Supra, que cobre este tipo de evento além de prestar uma excelente assistência.
Alguns fatores interferem diretamente para que ocorra o fenômeno de Aquaplanagem, são motivos como:
- A qualidade do asfalto;
- A velocidade do veículo;
- A quantidade de água na superfície;
- O estado de conservação dos pneus.
Recomendações
Para evitar acidentes quando estiver chovendo e para que não ocorra o fenômeno de Aquaplanagem, é necessário seguir algumas recomendações. São elas:
- Não correr na chuva;
- Manutenção dos pneus periodicamente;
- Cautela ao transitar por um trecho alagado.
O que fazer caso ocorra
Se o fenômeno de Aquaplanagem acontecer, como posso proceder:
- Retire o pé do acelerador no momento que sentir que não tem o controle do veículo;
- Não pise bruscamente no freio;
- Segure o volante firme para manter as rodas retas;
E aí, gostou das dicas que apresentamos nesse artigo? Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos também fiquem atentos a essas sugestões.