
A direção defensiva tem como princípio orientar os condutores a dirigir com cautela e atenção, visando antever com antecedência suas tomadas de decisão. A intenção é instruir melhor os condutores, para que sejam mais conscientes e tornem o trânsito mais seguro.
Esse artigo tem como objetivo conscientizar os condutores a adotarem uma postura mais adequada e que tornem o trânsito mais seguro. Acompanhe esse post até o final e ajude a propagar essa ideia.
Direção Defensiva
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), é a melhor maneira de dirigir e se comportar no trânsito, é a possibilidade de um condutor reconhecer antecipadamente as situações de perigo, prever suas consequências e estar preparado para tomar decisões que protejam os ocupantes dos veículos e os demais usuários da via.
Tipos de Direção Defensiva
A direção defensiva é dividida em dois tipos: a preventiva e a corretiva.
A preventiva tem como objetivo antecipar os riscos no trânsito. O motorista trafega com atenção redobrada, avaliando sempre a realidade em que se encontra o trânsito.
Na corretiva, o objetivo é fazer com que o motorista possa agir com rapidez, evitando uma situação de perigo que não pode ser antecipada.
Dicas para exercer a Direção Defensiva
- Manter uma distância segura do veículo da frente;
- Usar todos os itens de segurança dos veículos
- Avaliar sua condição física e mental para dirigir;
- Observar atentamente os outros veículos;
- Realizar manutenção preventiva no automóvel.
E aí, curtiu as dicas que apresentamos no artigo? Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos também fiquem atentos a essas sugestões.