
A suspensão é um dos sistemas mais importantes do seu veículo, isso porque ela é a responsável pela estabilidade e conforto que o automóvel oferece. Estão entre suas funções: absorver impactos e vibrações que os pneus recebem, possibilitando um maior conforto para o motorista e seus passageiros; também é responsável por manter o contato das rodas com o chão, corrigindo irregularidades na pista.
Esse artigo tem como objetivo elucidar a importância de manter a suspensão do veículo em ordem. Acompanhe esse post até o final e evite maiores problemas em relação a esse assunto.
Componentes da Suspensão
- Mola
- Braço Oscilante ou Bandeja
- Pivô
- Barra Estabilizadora
- Amortecedor
Função de cada componente
Mola: É uma das peças mais importantes do sistema de suspensão, tendo como função principal o amortecimento de impactos. Por isso, é de máxima importância que essa peça esteja em bom estado, caso não esteja, pode comprometer a segurança do veículo e seus passageiros.
Braço Oscilante/Bandeja: É a peça de ligação entre as rodas do veículo e o chassi. Suas principais funções são: preservar e marcar o alinhamento das rodas do veículo; Assegurar que as rodas se movam apenas verticalmente.
Pivô: É o responsável por ligar o chassi do veículo ao eixo de direção. Sua função é suportar as cargas no momento em que o veículo acelera, desacelera e freia.
Barra Estabilizadora: Tem como função ligar as barras de direção, existentes nos lados do veículo, oferecendo estabilidade em alta velocidade e em curvas.
Amortecedor: Exibe como funções: garantir o contato dos pneus com o solo; auxiliar os movimentos de abertura e fechamento das molas; proporcionar conforto, estabilidade e segurança.
Sinais de uma suspensão danificada
- Ruídos Fortes;
- Desgaste irregular dos pneus;
- Instabilidade na direção ;
- Vazamento de óleo;
- Molas danificadas;
- Rodas sem estabilidade.
Manutenção Preventiva
A fim de evitar maiores problemas, é aconselhável o condutor fazer regularmente a manutenção de todo o sistema de suspensão do veículo. Quando o carro não se encontra em boas condições, ou apresenta problemas na suspensão, não perca tempo esperando o pior.
Fazer a manutenção preventiva é a única solução para evitar problemas inesperados. Isso ajuda também no melhor funcionamento do veículo, o que acarreta por consequência em um melhor rendimento.
E aí, curtiu esse artigo? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também fiquem atentos a essas dicas.