Desde o início da pandemia, o setor automobilístico sofre com dificuldades de produção e venda dos automóveis zero km. A covid-19 acarretou diversas mudanças no setor, a produção de novos veículos ficou parada devido à pausa nas atividades das montadoras.
Outra mudança importante foi a modificação no comportamento do consumidor na escolha do seu novo veículo. Segundo estudos, os carros semi-novos estão ganhando maior atenção na hora da compra. O motivo seria a alta dos preços dos carros zero km, pela falta de peças e baixa produção nas fábricas.
Esse artigo tem o intuito de esclarecer algumas dúvidas em relação ao setor automotivo e à alta dos preços dos automóveis.
Setor automotivo
O setor automotivo foi bastante prejudicado por causa da pandemia, as fábricas pararam de funcionar e também de receber novas peças, o que acarretou diretamente na produção de novos veículos. Isso impactou até mesmo para o fechamento de algumas fábricas no Brasil.
Dessa forma, o veículo zero km teve uma alta nos preços. Alguns carros que eram classificados como populares, chegaram a alcançar uma média de 90 mil reais.
Aumento da procura de seminovos
Devido à alta dos preços dos veículos zero km, os carros semi-novos ganharam a atenção da população que necessitava trocar ou adquirir o primeiro automóvel. Com isso, quanto maior a demanda, maior o preço, essa é uma máxima utilizada na economia e representa bem o panorama dos dias atuais.
Segundo estudos, o mercado para veículos seminovos cresceu cerca de 20%, isso reflete também na valorização desses veículos.
E aí, curtiu esse artigo? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também fiquem atentos a essas dicas.