Pane seca: o que é e como evitar

A pane seca nada mais é do que o veículo parar de funcionar pela falta de combustível no tanque. Diante disso, resta ao condutor chamar um reboque e ir a pé ao posto mais próximo ou empurrar o carro até um local mais seguro. 

Geralmente, esse problema acontece pela desatenção do motorista ao não observar o marcador do painel que acusa quando o nível de combustível está baixo; em alguns casos, porém, o marcador pode estar com problemas e não informar os números de forma eficaz. Nesse artigo você poderá tirar dicas para prevenir que a pane seca não ocorra.

Penalidades

O carro parar de funcionar por falta de combustível por si só não é uma infração de trânsito. A questão é que, em função da pane seca, o veículo coloca em risco a segurança do trânsito ou interrompe o fluxo dos demais. 

No artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está prevista a multa de R$ 130,16 para esses casos, considerada uma infração média, com punição de quatro pontos na carteira. 

Trata-se de uma infração média, pois é responsabilidade do condutor manter o veículo abastecido com uma quantidade que garanta a segurança do trajeto desejado. O marcador e o computador de bordo existem justamente para auxiliá-lo nessa parte.

Prevenções 

A melhor forma de evitar esse tipo de situação é manter o tanque de combustível sempre cheio, ou pelo menos, estar pela metade, mas ir sempre completando conforme for sair com o veículo. 

Lembrar de checar o ponteiro sempre ao ligar o carro é uma forma de prevenção, assim você não acaba se surpreendendo no trajeto. No caso do ponteiro estar com defeito, o ideal é parar o veículo o mais rápido possível para que seja feita a manutenção.

E aí, curtiu esse artigo? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também fiquem atentos a essas dicas.