Seja você um condutor novo ou mais experiente, com certeza já ouviu falar nos temidos “limites de velocidade”. Muitos consideram esse um sinônimo de multas e riscos, mas a verdade é o completo oposto.
Essa é uma estratégia importantíssima para manter a ordem e a segurança no trânsito. Através dos limites de velocidade a imprudência de alguns condutores acaba inibida, diminuindo bastante os problemas nas vias.
Existem diferentes limites estabelecidos. Vamos entender um pouco sobre isso e saber quais são os critérios usados para a implementação de limites de velocidade.
Saiba quais são os critérios para implementação de limites de velocidade no Brasil
Acidentes de trânsito podem ser fatais. Pensando nisso, e numa estratégia de diminuir os riscos em vias de grande movimento, os estados impõem limites de velocidade.
Eles existem para conter a imprudência e diminuir as possibilidades de atropelamentos e colisões. Alguns dos critérios utilizados são:
- Movimentação: o volume do tráfego é o principal fator para determinar os limites de velocidade nas avenidas e estradas brasileiras;
- Riscos: também é comum que chequem quais são os riscos da estrada. Por exemplo, locais íngremes, com muitas curvas e riscos adicionais podem ter limites reduzidos;
- Histórico de acidentes: o mesmo ocorre em vias onde acontecem acidentes frequentes. Os limites podem ser reduzidos como forma de diminuir também o número de acidentes;
- Fluxo de pedestres: se há um grande fluxo e pedestres na região, a estratégia de redução de velocidade tem como principal função protegê-los;
- Veículos lentos: locais com alto trânsito de veículos lentos – como grandes caminhões – precisam dessa limitação para evitar acidentes.
Esses são apenas alguns dos motivos para a implementação do limite de velocidade. Mas, aspectos técnicos, regionais e comportamentais dos condutores também poderão ser levados em consideração.
Por que seguir o limite?
Tão importante quanto saber quais são os critérios usados para implementação de limites de velocidade, é compreender porque é tão importante para o condutor respeitar esses valores.
Como você pode ver, os limites existem por motivos essenciais e nobres: a proteção tanto dos pedestres quanto dos condutores. Então, veja uma lista com 5 motivos extras para não os desrespeitar:
- Multas: exceder o limite pode gerar multas e gastos por conta da infração;
- Evitar acidentes: além das multas, ao não respeitar as regras você aumenta os riscos de acidentes;
- Tempo de reação: existe um tempo necessário para que o cérebro reaja em caso de emergência. Os limites de velocidade ajudam a aumentar a eficácia dos estímulos, dando tempo para pensar em caso de urgência;
- Qualidade de frenagem: O freio não para o veículo imediatamente. A 80 km/h o carro ainda percorre um espaço de cerca de 30 metros quando o freio é acionado. Os limites de velocidade aumentam a eficácia do freio;
- Bem-estar e segurança de todos: as leis existem por motivos bem claros: manter a ordem e a segurança de todos. Por isso seguir os limites de velocidade é tão importante!
Se mesmo assim você acabar, por um infortúnio, se envolvendo em algum acidente, conte com a Sempre Supra para resolver o problema o quanto antes. Acesse o site e associe-se a nossa proteção veicular.