O que é Pane Seca e como evitar que ela aconteça em seu carro

pane seca

Se você costuma andar com seu carro com o combustível na reserva, pode estar oferecendo um grande risco para seu automóvel. A pane seca é categorizada quando acaba o combustível do veículo e ele simplesmente para de funcionar, mas o que acontece depois disso? Quais são as consequências para seu veículo e como evitar esse tipo de pane?

Continue acompanhando o post a seguir para não se tornar a próxima vítima a ficar na rua, ser multado e ainda acabar prejudicando o seu carro.

 

 O que causa a pane seca?

A maioria dos casos de pane seca acontecem por pura distração, mesmo com alguns recursos para controle do nível de combustível, há quem não se atente aos sinais de que o carro já está na reserva até que ele simplesmente para de funcionar.

É claro, que além do time dos distraídos ou do “abasteço no próximo posto”, algumas anomalias podem estar acontecendo no seu veículo e podem colaborar para este tipo de pane. Um dos fatores pode ser o mal funcionamento do marcador de combustível e dessa forma ele não transmite a informação correta, por isso é importante controlar o consumo de combustível do seu carro e notar se está coerente com o marcador.

Outros problemas como consumo excessivo de combustível podem ser ocasionados por demais problemas mecânicos e acabar levando a este mesmo resultado.

 

Quais as consequências da Pane Seca?

Se você ainda tem dúvidas se a pane seca pode te causar prejuízos, a resposta é SIM, ela pode! E problemas muito graves!

Risco de Acidente por pane seca

A pane seca pode causar acidentes de trânsito porque o carro simplesmente para de funcionar e fica impossibilitado de arrancar. Isso pode acontecer em uma via tranquila onde existam condições de empurrá-lo para o acostamento ou para o próximo posto ou então no meio de uma via movimentada como as BRs gerando o engavetamento de vários veículos em alta velocidade e vários tipos de colisão.

É por isso que para a pane seca existe uma penalidade.

Penalidade para pane seca

A pane seca em si não é considerada uma infração. A penalidade só é aplicada quando, por consequência dela, o veículo coloca a segurança do trânsito em risco ou interrompe o fluxo de veículos.

Nestes casos, a penalidade para quem deixa o veículo parado na via por falta de combustível pesa no bolso do condutor.

O artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma multa de R$130,16 para esta que é considerada uma infração média. Ela também gera quatro pontos na CNH e o veículo será removido.

Mas porque infração média? Por que cabe ao condutor manter o controle sobre o abastecimento de seu veículo, verificando se a quantidade de combustível é suficiente para o trajeto desejado. Para isso são úteis o manual do veículo, o computador de bordo e/ou o marcador de combustível.

Se em caso de pane o condutor conseguir remover o veículo da via, em um declive ou “nos últimos suspiros”, não houve infração.

 

Consequências da pane seca para o veículo

Seja na rodovia ou fora dela, a pane seca gera consequências não somente para o bolso dos condutores, mas também para o motor do carro. Quando o carro transita com o tanque vazio, mesmo por pouco tempo, pode ser o suficiente para sujeira e resíduos se acumularem no tanque, então o sistema de injeção pode ser prejudicado por conta dessas impurezas.

Além disso, a bomba de combustível pode sofrer superaquecimento e acabar queimando. Então prepare-se para as despesas!

 

Dicas para evitar pane seca

Para evitar pane seca, abasteça! É bem óbvio, mas não podemos desconsiderar que existem outras dicas úteis para reduzir ainda mais as chances de você ficar parado no trânsito.

  1. Nunca utilize combustíveis “batizados”. Por mais difícil que seja identificar os postos irregulares, você pode se prevenir pedindo nota fiscal e evitando promoções muito atrativas;
  2. Abasteça imediatamente sempre que a luz da reserva acender em seu painel. O nível de reserva é projetado apenas para situações de emergência;
  3. No dia a dia, mantenha o tanque preenchido com pelo menos 1/4 da capacidade;
  4. Evite deixar muito combustível em um carro que vai ficar parado por mais de três meses. Depois disso ele começa a secar, danificando componentes;
  5. Crie o hábito de checar o nível de combustível toda vez que for ligar o carro para sair;
  6. Tenha sempre em mãos os contatos da proteção veicular, um mecânico 24 ou guincho.