A Carteira de Motorista ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) possui categorias específicas, cada uma delas contempla um grupo de tipos de automóveis que o motorista está apto a dirigir.
Essas categorias são definidas pelas letras: A, B, C, D e E. Para adquirir a liberação de cada uma delas, o condutor deve passar por exames específicos ministrados pelo Detran, ou seja, os exames para a categoria A são diferentes da categoria B e assim sucessivamente.
Carteira de Motorista:
Categoria A
A carteira de motorista que habilita para a categoria “A” se refere apenas a veículos motorizados de duas ou três rodas com ou sem carro lateral. Por exemplo, motos, motonetas e triciclos com mais de 50 cilindradas. Além disso, também é possível conduzir ciclomotores.
Categoria B
Esta é a categoria de CNH mais comum. A categoria “B” contempla veículos automotores de até oito lugares e que não excedam 3500 kg, ou seja, carros de passeio. Os quadriciclos também estão inclusos nesta classe.
A categoria B da CNH também permite o acoplamento de reboque e semirreboque, desde que não exceda o peso máximo estabelecido. É permitido a condução de motorhome que não exceda 6 toneladas e não transporte mais de 9 ocupantes, contudo é proibida a condução de carros puxando trailer.
É importante lembrar que a categoria B não habilita o motorista para dirigir veículos de duas ou três rodas como motos e triciclos. Para se habilitar a dirigir carros de passeio e motos ou triciclos, é preciso solicitar a carteira de motorista para as categorias “A” e “B”.
Categoria C
A categoria C da CNH permite que o condutor dirija todos os automóveis contemplados na categoria “B” e ainda veículos de carga não articulados como caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.
Esse tipo de CNH também permite acoplamento, sendo que o conjunto não pode ultrapassar 6 toneladas.
Categoria D
A CNH de categoria D permite dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodam mais de 8 pessoas como micro-ônibus, ônibus e van. Com ela o condutor também pode dirigir os veículos inclusos nas categorias “B” e “C”.
Categoria E
O motorista com CNH de categoria E pode conduzir todos os veículos das categorias “B”, “C”, e “D” e ainda dirigir unidades acopladas que excedam 6 toneladas como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados. Essa categoria também inclui os trailers.
O que acontece se eu dirigir uma carteira de motorista com categoria que não estou habilitado?
Dirigir um veículo de uma categoria que o condutor não está habilitado é multa gravíssima. Portanto, não adianta arriscar! A infração leva a apreensão do veículo, além do recolhimento do documento de habilitação.
Na hora de decidir qual das categorias de CNH você deve escolher é imprescindível levar em consideração se a condução será para lazer ou profissional, sem se esquecer que é fundamental manter sua documentação sem infrações que possam impedir que você leve adiante o processo para demais categorias.