Operação Lei Seca: 10 anos em atuação no RJ

A Operação Lei Seca completou 10 anos em atuação no estado do Rio de Janeiro e, desde a sua criação, cerca de 3,5 milhões de motoristas foram abordados em mais de 22 mil blitzes.
Nesta década, houve uma redução de mais 50% no número de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool e uma diminuição de 53% na quantidade de mortes em acidentes de trânsito.

Tudo isso por conta das fiscalizações rigorosas e das ações educativas de mais de 200 agentes que reforçam, diariamente, a importância de não dirigir após a ingestão de bebida alcoólica.
Para que continue cumprindo a missão de salvar vidas, a Operação Lei Seca passou a ocorrer durante 24 horas e está sendo implementada em todo o Estado e no mar, através da Operação Lei Seca Marítima.

Além da medição do nível de álcool, a legislação deve passar a medir também a ingestão de substâncias psicoativas. Cinco equipamentos foram importados e já estão passando por testes. Chamado de drogômetro, o aparelho detecta diversas substâncias, não só drogas ilícitas, mas também remédios com efeitos colaterais que podem interferir na atenção do motorista.

A Operação Lei Seca tem um papel importante na sociedade. Além de ter diminuído o número de acidentes de trânsito, tem ajudado as pessoas a reduzirem o consumo de álcool, o que afeta positivamente no caso de saúde pública. A população apoia a Operação por ver grandes nos hábitos das pessoas e nos resultados que apontam uma redução significativa no número de mortes causadas por acidentes durante esses 10 anos.