Problemas na embreagem do carro

Não há nada melhor do que manter o carro limpo e totalmente “saudável” mas, para isso, é necessário dar atenção a pequenos detalhes que podem se tornar grandes dores de cabeça se não forem prontamente resolvidos. Os automóveis possuem um complexo sistema mecânico repleto de peças que, ao longo do tempo, se desgastam e precisam de substituição.

A embreagem, por exemplo, precisa receber uma atenção especial para evitar possíveis defeitos, já que é o mecanismo responsável por levar a força produzida no motor para a caixa de câmbio e para as rodas, além de permitir que a mudança de marcha seja realizada.

Um dos problemas mais comuns da embreagem é quando ela fica deslizando ou patinando porque o disco da embreagem não consegue ser freado devido a algum dano ou excesso de resíduos, como graxa ou óleo. Esta é uma falha mais séria e pode comprometer todo o kit.

Uma forma de identificar o defeito é soltar o pedal enquanto a embreagem continua acionada. Nesse caso, será necessário substituir o kit completo.

Outros problemas

Uma embreagem que trava ou não engata, embreagem com pedal rígido ou com ruído são outros problemas enfrentados pelos motoristas. A primeira não só aumenta cada vez mais os danos causados ao conjunto, como também pode colocar em risco a segurança do condutor, caso ele precise realizar uma manobra e seja impedido.

Já a embreagem com pedal rígido é um dos sintomas que muitas pessoas percebem mesmo sem saberem do que se trata. Nesta situação, o pedal fica mais duro devido a algum dano no cabo de embreagem.

Enquanto isso, a embreagem com ruído excessivo aparece junto com a dificuldade para engatar as marchas e é um dos principais sinais de que pode estar no momento certo para trocar todo o kit do carro. Normalmente, o chiado é causado pelo desgaste no rolamento, que não funciona mais como deveria.

Recomendações

A recomendação é tomar alguns cuidados para prevenir esses problemas, como evitar arrancadas e não tirar o pé bruscamente do pedal. Uma grande dica também é respeitar o tempo de troca da peça. Um grande período de uso faz a mola perder a flexibilidade, com isso, se o tempo de troca for ultrapassado o equipamento pode ser danificado por completo.