Por que a cadeirinha infantil é tão importante?

Desde 2010, o uso da cadeirinha infantil para o transporte de crianças em carros é obrigatório. Isso por que esse equipamento assegura conforto e proteção aos pequenos em caso de acidentes ou freadas bruscas.

Importante lembrar que as cadeirinhas devem ser usadas em todas as situações, tanto em longas viagens quanto em uma ida até a padaria mais próxima. Muitos adultos esquecem de colocar a criança na cadeirinha, ou simplesmente não colocam porque o destino é próximo da origem. E nessas horas qualquer acidente pode acontecer.

Afinal, quando o carro está em movimento, os que estão dentro do veículo se movimentam junto na mesma velocidade. Portanto, qualquer parada brusca do carro, significa uma parada brusca do passageiro que não estiver protegido pelo cinto ou, no caso da criança, pela cadeirinha. E ninguém quer uma criança sendo jogada para frente na mesma velocidade que o carro, certo? Mas além de colocar uma cadeira, é necessário escolher o modelo certo para cada criança, de acordo com seu peso e idade.

 

Como vou escolher a cadeirinha para o meu filho?

Antes de escolher a cadeirinha, é bom lembrar que existem especificações para cada tipo de cadeirinha e cada criança, seja tamanho, peso ou idade.

  • Bebê-Conforto: até 13kg ou 1 ano de idade
  • Assentos Conversíveis: de 1 a 4 anos ou de 13kg a 18kg
  • Assento de Elevação ou Booster: entre 4 e 7 anos


Os assentos Bebê-Conforto têm a forma adequada a anatomia dos bebês menores, mantendo-os em posição semiereta. Também tendem a impedir fraturas de coluna ou crânio por suas proteções para cabeça e pescoço. De acordo com o manual de instruções, o Bebê-Conforto pode ser instalado no centro do banco traseiro, ou no lado direito do banco do passageiro, preferencialmente de costas para o movimento dos carros.

Já os assentos conversíveis são readaptados a altura na medida que a criança cresce. Inicialmente fixados conforme o bebê-conforto, depois são alterados para o modo cadeirinha, ou seja, de frente para o movimento. É importante fixar no banco de trás, com as alças ajustadas aos ombros da criança.

Por fim, os assentos de elevação, ou booster, são usados quando a criança chega ao limite de tamanho para a utilização dos assentos conversíveis. Ou seja, a criança já é muito grande, muito alta ou muito pesada para esta proteção, tendo que passar para a próxima.

Estudos comprovam que as cadeirinhas, quando adequadas e instaladas corretamente, podem reduzir em até 70% o risco de morte e lesões em batidas; por isso é importante o uso desse equipamento para manter o seu filho protegido.

Vale lembrar que crianças só podem sentar no banco da frente a partir do 10 anos de idade. E aí, gostou do nosso texto? Compartilhe para que os outros pais e responsáveis possam saber sobre a importância da cadeirinha infantil, e quando usar cada uma delas.

SOLICITE A SUA COTAÇÃO