Álcool e direção não combinam. Nunca. Se for beber, chame um motorista amigo; se não quiser um motorista amigo, chame um amigo que esteja sóbrio. Não arrisque sua vida. Nem a dos outros. Bater o carro enquanto embriagado é qualquer coisa, mas não é um acidente.
A percepção do tamanho do carro e das distâncias é reduzida, assim como a capacidade de discernimento quanto ao excesso de velocidade.
Diariamente vemos o impacto do uso abusivo de bebidas alcoólicas no volante, aumentando o risco de envolvimento em acidentes no trânsito.
Multa e pontos na carteira
Suponho que a pessoa não esteja ligando para a saúde, ou para quem está na rua, o outro ponto que pode doer é o bolso. Dinheiro. Afinal, quem é pego pelo bafômetro, paga multa. E além da multa, pode perder a carteira de motorista, dependendo da gravidade da alcoolização. Imagina perder o seu transporte por um momento de irresponsabilidade?
Perda dos reflexos
O álcool é capaz de enganar qualquer pessoa. O que parece estar lento, está muito rápido, e vice-versa. Ao dirigir, é importante ficar de olho em tudo, ou seja, 3 retrovisores e a frente do carro. O álcool tira esta capacidade de ver todos os carros a volta do motorista, aumentando os riscos de acidentes.
Risco de acidentes
Falando em riscos de acidentes, ao dirigir alcoolizado, não é apenas a sua segurança que está em risco; a das pessoas na rua, também. Elas podem estar sossegadas na calçada, mas basta o motorista perder atenção por um segundo, que o pior pode acontecer.
Um dos grandes problemas, é que são poucas as pessoas que se conscientizam dos problemas que o álcool traz. Eles querem apenas se divertir e se esquecem das responsabilidades, podendo pagar muito caro por isso. Afinal, todo mundo sabe que não se pode dirigir sob os efeitos do álcool, a pessoa que escolhe fazer isso, está “rindo na cara do perigo”.
E aí, gostou do nosso texto? Entendeu os riscos de dirigir alcoolizado? Compartilhe com seus amigos para que eles possam saber também.