A pane elétrica no veículo é causada pela ausência de manutenção do alternador e de bateria ou pela sobrecarga do sistema, geralmente ocasionada por componentes eletrônicos instalados fora do projeto original, ou seja, câmeras de ré, alarmes, vidros e travas automáticas que não são peças da montadora.
O primeiro, e mais comum sinal do problema, é a dificuldade para dar partida no automóvel, mas o mau funcionamento de rádio, painel e faróis também são alguns dos sintomas.
Para que você não passe por um problema desse tipo que pode colocar a sua vida, de seus passageiros e, inclusive, de outros automóveis e pessoas que estão circulando na estrada em risco, temos algumas das principais causas de pane, e como evita-las. E principalmente, o que fazer quando alguma delas acontecer.
Combustível
A utilização de combustível de má qualidade prejudica o veículo, pois impurezas podem obstruir os injetores e impedir a injeção de gasolina na câmara. Caso isso aconteça, será necessário fazer a higienização dos bicos, feita por mecânicos qualificados.
Portanto, procure abastecer sempre em postos de confiança para não passar por esse tipo de problema.
Superaquecimento
O primeiro sintoma do superaquecimento é a fumaça. Caso seu veículo pare de funcionar e, logo após, surja uma enorme quantidade de fumaça, o problema é a temperatura do motor.
O ideal neste caso é aguardar esfriar e adicionar água até completar o nível indicado. Verifique também se existe vazamento no reservatório e se a tampa do mesmo está em boas condições de vedação.
Injeção eletrônica
Para identificar falhas com injeção eletrônica, basta verificar se o motor continua funcionando quando a luz está acesa. No entanto, se a luz acendeu e o carro morreu, significa que o sistema elétrico está com sérios problemas. Nesse caso, não tente mexer em nada, pois só uma concessionária ou um bom mecânico pode solucionar esse tipo de defeito.
Bateria
Se o ícone da bateria no painel estiver iluminado, o defeito pode vir tanto dela quanto do alternador, que pode estar com falhas ou quebrado. Com defeito, o alternador não reabastece a bateria, fazendo com que a energia seja consumida até o fim sem a reposição da carga. Uma das soluções, nesse caso, é recarregar ou substituir a bateria.
Bobina
A bobina é encarregada por gerar altas tensões que causam faísca nas velas. Ela pode superaquecer de repente, parando de gerar a energia necessária. Isso atrapalha o funcionamento do veículo.
A recomendação neste caso, é aguardar ela esfriar e dar partida após dez minutos, no mínimo. Essa medida é emergencial, portanto, assim que possível, vá até uma oficina elétrica para resolver o problema.
Bomba de combustível
Ocasionalmente, a bomba de combustível pode falhar e não conseguir transportar o álcool ou gasolina na pressão ideal pelo motor. Nesse caso, ela deve ser trocada. O processo é rápido e pode ser realizado em uma oficina especializada.
O que fazer quando o carro da pane?
A primeira coisa a fazer é manter a calma. Depois, ligue o pisca-alerta para sinalizar aos outros motoristas que você está com problemas, e estacione no acostamento mais próximo. Feito isso, é hora de chamar o socorro fora do carro.
Peça ajuda, mas não tente consertar a pane no carro sozinho. Além de perigoso você poderá ser multado.
Outra dica importante é sempre ter com você os telefones da Polícia Rodoviária Estadual (198), Polícia Rodoviária Federal (191), Polícia Militar (190), Samu (192) e do Corpo de Bombeiros (193).
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