Na quinta-feira passada (24/01), a Toyota anunciou uma convocação do recall de cerca de 380 mil carros com defeitos em airbags.
Segundo a montadora japonesa, após uma inspeção de um fornecedor na peça “deflagrador”, foi detectado uma falha que pode gerar a abertura inadequada do airbag nos casos de colisão.
A peça fica localizada na parte esquerda do sistema de airbag do motorista e/ou do lado direito no equipamento direcionado para o carona.
O defeito se deve à degradação de uma substância do “deflagrador” quando os veículos estão submetidos a altas temperaturas, grande variação de temperatura ou mesmo por uma alta umidade relativa do ar.
Quando isso ocorre, o componente fica instável e pode provocar o acionamento involuntário do airbag ,com uma força muito mais intensa, e o disparo de fragmentos metálicos junto com a explosão da bolsa inflável.
Airbags mortais
Há quase seis anos, veio à tona o caso que ficou conhecido como “airbags mortais”. Mais de
30 milhões de veículos em todo o mundo de diversas marcas foram convocados para o maior recall da história devido aos airbags fornecidos pela empresa “Takata”. As falhas detectadas no equipamento faziam com que o airbag disparasse com muito mais força e lançasse pedaços de metal contra os ocupantes do veículo.
A falha também foi relacionada com o óbito de 22 pessoas e 180 ocorrências de feridos.
No Brasil, apenas um caso de ferimento provocado pelo airbag “Takata” foi registrado.
Confira se o seu Toyota foi convocado para esse recall
Os modelos convocados pela montadora japonesa foram: Hilux, SW4, Corolla, Filder e Etios (hatch/sedan).
Veja o ano de fabricação e número de chassi dos modelos envolvidos:
Se o seu veículo estiver presente na tabela acima, entre em contato o mais rápido possível com uma concessionária Toyota e agende o seu reparo.
Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos também possam saber sobre a convocação de recall da Toyota.