Janeiro Branco – Pela saúde mental da humanidade

O Janeiro Branco é um conjunto de ações dedicadas à conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental.
Em 2014, a campanha surgiu através da união de um grupo de psicólogos e profissionais da saúde que estavam preocupados com a saúde mental da humanidade.

Percebendo a repercussão positiva do Outubro Rosa (movimento de conscientização sobre o câncer de mama), o grupo elaborou o Janeiro Branco para chamar a atenção da população e de autoridades públicas para as questões de ordem psicológica-existencial.
De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2020, a previsão é de que a depressão seja a primeira causa de ausências em empregos, ultrapassando outras doenças.
Ainda segundo a OMS, o índice dos registros de suicídio tem crescido exponencialmente.
A campanha Janeiro Branco é fundamental para proporcionar ações de prevenção em relação a esses casos e o estímulo e democratização dos cuidados com a mente.
Através de uma proposta que convoca todas as pessoas a pensar sobre o sentido e o propósito de suas vidas, refletir a respeito da qualidade dos seus relacionamentos e do quanto conhecem sobre si, o movimento pode ajudar o mundo a ser um lugar melhor.
O Janeiro Branco preocupa-se em promover ações, palestras e eventos para mostrar à sociedade que as pessoas são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos e que as suas respectivas vidas são estruturadas através das questões mentais, emocionais, comportamentais, sentimentais e relacionais.

Como vai a sua saúde mental?
Com uma rotina de vida cada vez mais atribulada, muitas pessoas se esquecem de cuidar da saúde mental. Isso pode gerar estafa, sobrecarga mental, estresse, ansiedade, depressão, entre outros.
Existem dores e sofrimentos que podem evitados.
Lembre-se que sem saúde mental todo o resto do corpo não funciona corretamente.
Visite um psicólogo e faça uma avaliação.
“Quem cuida da mente, cuida da vida!”

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos possam conhecer mais sobre o Janeiro Branco.