Você conhece o movimento Dezembro Verde?

O Dezembro Verde é um movimento dedicado à reflexão da população sobre o abandono de animais.
Neste período, são promovidas ações educativas e de conscientização ao combate do abandono e maus tratos dos animais domésticos.

A necessidade de conscientizar e orientar a população sobre as consequências de crimes ligados ao bem estar dos animais é reforçado durante o mês de dezembro devido o alto índice de abandono durante o período de férias.
De acordo com um balanço realizado pela Associação Paulista de Pet Shops (Aspapet), o abandono de animais cresce em 70% entre os meses de dezembro e fevereiro. Esse percentual representa aproximadamente 16 mil cães e gatos desabrigados durante este período.
A aquisição irresponsável de animais de estimação é evidenciada quando determinados tutores imprudentes estão em período de férias e não sabem o que fazer com os pets.
O abandono de animais é considerado crime ambiental, e legitimado pelo Art. 32, da Lei Federal nº 9.605 de 98 e pelo Art. 164 do Código Penal.
O Art.32 prevê detenção de três meses a um ano e multa. Já no Art.164, a pena prevista é de detenção de quinze dias a seis meses ou multa.
O desconhecimento da população sobre as penalidades ligadas a crimes ambientais e a impunidade de muitos casos podem gerar a sensação de injustiça em muitos protetores de animais e simpatizantes da causa. É preciso denunciar esses crimes.
Animais não são objetos que podem ser descartados de acordo com as necessidades dos seus tutores.
Um animal não é um bem de consumo, um brinquedo.
Animais são seres vivos e devem ser respeitados.

Se estiver pensando em adotar, avalie criteriosamente as suas condições financeiras, emocionais e o seu tempo.
Se presenciar algum crime contra os animais, denuncie.

Faça a sua parte!

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos possam conhecer mais sobre o movimento Dezembro Verde.