Um tremor no volante?

Sentiu um tremor no volante enquanto estava dirigindo? Esse problema pode surgir de uma hora para outra e acaba nos pegando de surpresa. Algumas pessoas consideram esse movimento decorrente do tempo de uso do carro, mas a vibração deve ser checada o quanto antes para não comprometer a segurança.

Confira as 4 principais causas desse movimento do volante:

– Pneus fora do equilíbrio
– Pneus com baixa pressão
– Pneus carecas
– Sistema de frenagem ou motor com problemas

A primeira coisa é verificar se seus pneus e as rodas estão corretamente alinhados e balanceados. Isso é fácil de verificar, olhando para as rodas e vendo o alinhamento das mesmas. Da mesma forma, observando as rodas do carro após ele rodar por alguns metros, dá para saber se os pneus estão retos ou trêmulos.

A vibração no volante pode ser causada por vários fatores. E são diferentes causas para um volante tremendo em baixa velocidade e em alta velocidade, tornando necessário um diagnóstico correto para a solução do problema.

Acredite: além do perigo de andar com o carro com algum problema, essa vibração faz com que, mesmo inconscientemente, os motoristas se sintam mais cansados. A força, que na maioria das vezes é pequena para manter o volante estável, com o tempo desgasta o motorista fisicamente. Uma viagem de mais de 2 ou 3 horas, por exemplo, vai interferir no desempenho, causando dores nos braços e ombros. Carros maiores, como SUVs, necessitam de uma força maior para mantê-los estáveis. Por isso é tão importante fazer essa análise diariamente.

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos possam ficar por dentro de nossas dicas.