Dirigir na neblina requer atenção redobrada, pois qualquer descuido pode provocar graves acidentes.
A neblina é um fenômeno atmosférico associado à presença de umidade no ar e às baixas temperaturas, que pode ser considerada uma formação de nuvens próximas ao solo. O que pode ser extremamente prejudicial para a visibilidade do motorista.
Dirigir nesta condição climática pode ser assustador para muitos condutores, mas com determinados cuidados e atenção você consegue passar por essa situação com tranquilidade e segurança.
Mantenha a calma e pratique essas 5 dicas de segurança para dirigir na neblina:
1-Diminua a velocidade imediatamente
É extremamente importante manter uma velocidade reduzida e uma distância do carro da frente maior do que a normal. Uma velocidade segura reduz a possibilidade do seu veículo receber um impacto na traseira e bater no carro da frente em caso de uma batida em série.
2-Não utilize farol alto, somente o baixo
O farol alto clareia uma área muito maior do nevoeiro e isso dificulta a iluminação da estrada. Já o farol baixo produz o facho de luz em uma distância menor da neblina, o que proporciona uma melhor visibilidade do chão.
Utilize o farol de neblina ou luzes de condução se o seu veículo possuir.
3-Utilize o pisca-alerta somente em caso de emergência ou pane
Muitas pessoas automaticamente ligam o pisca-alerta em caso de neblina, mas essa é uma atitude inadequada para a situação, pois gera a impressão de que o veículo está parado na pista de rodagem.
O pisca-alerta só deve ser ligado quando o veículo estiver estacionado no acostamento ou em caso de névoa muito pesada.
4-Evite a mudança de via
A mudança de via em busca de uma visibilidade melhor é um instinto natural que precisa ser evitada radicalmente, pois pode provocar graves acidentes. Mantenha-se na sua via.
5-Utilize a beira da estrada como guia
A faixa pintada na beira da estrada é um ótimo recurso como guia. Guiando-se pela beira da estrada você pode evitar passar para a via contrária ou ser cegado pelas luzes dos veículos que vêm no sentido oposto.
Fique sempre atento também aos animais na pista, pois com a neblina eles se sentem mais confiantes.
Se a sua visibilidade estiver muito prejudicada e/ou você se sentir inseguro, pare em um local seguro, em último caso no acostamento, e espere até um momento melhor para retornar a direção.
Mantenha-se sempre em segurança!
Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos também possam conhecer essas 5 dicas de segurança para dirigir na neblina.